P.A.P.E. – Programa de Atendimento Psicológico para Estudantes.

Esse é um projeto pioneiro da Fortiori Consultoria em Psicologia, que disponibiliza profissionais da Psicanálise, Análise do Comportamento e da Abordagem Centrada na Pessoa para fazer atendimento psicológico, orientação profissional e vocacional de estudantes.

 

BENEFÍCIOS:

  • Atendimento Psicológico para Estudantes de Psicologia
    O atendimento Psicológico para Estudantes de Psicologia é ferramenta fundamental para o processo de formação do profissional, pois é através da ambientação do setting terapêutico, do estilo terapêutico e das técnicas clínicas vivenciadas na prática, que será possível acolher, comprrender e orientar o sujeito demandante da escuta psicológica.
    Independente da área de atuação (organizacional, social, jurídica, etc), a principal técnica da psicologia está na escuta, e o melhor treino, sempre será na mais tradicional de todas as áreas de atuação, a clínica. Colocar-se no lugar de cliente/paciente, faz parte de um processo psíquico importante para a formação de um bom profissional, afinal, é na suspensão de pensamentos e emoções pessoais dos terapeutas, que será possível oferecer uma atenção flutuante as demandas psicológicas.

    Orientação Profissional e de Carreira para Estudantes Universitários
    O processo de orientação profissional é um campo de atuação que lida, fundamentalmente, com a escolha da profissão, sendo esta considerada uma intervenção psicossocial em um momento de vida decisivo para jovens e adultos que irão definir o seu futuro profissional. Atualmente, porém, ela vem se ampliando para outros públicos e trabalha-se já com frequência a Re-orientação e Planejamento de Carreira.
    Antes desenvolvida apenas por meio de testes psicológicos, hoje esta área do conhecimento se ampliou para métodos mais dinâmicos e compartilhados entre orientandos e orientador, utilizando-se de exercícios e técnicas específicas e efetivas que propiciam um aprofundamento quanto ao autoconhecimento, conhecimento da realidade do mundo do trabalho e do mercado das profissões/ocupações.
    O serviço de Orientação Profissional e de Carreira, ajuda no planejamento de como potencializar a carreira profissional, diminuindo dúvidas e ansiedades em relação a profissão, oferecendo profissionais mais capacitados e competitivos para o mercado de trabalho.

    Orientação Vocacional
    Existem hoje, no Brasil, 2.619 profissões registradas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ao ver este número já é possível se ter uma ideia da dificuldade que é para os adolescentes decidirem quais profissões seguirem e quais caminhos tomarem em relação à carreira profissional. 
    A decisão em relação a qual atividade seguir começa geralmente no fim do ensino médio, com a proximidade do Vestibular. É nesta época que os pais, professores, parentes e amigos começam a querer saber qual será a profissão escolhida. Por conta das inúmeras possibilidades e anseios a decisão se torna uma verdadeira saga. Muitos já possuem uma predileção desde pequenos, outros ficam em dúvida entre uma ou outra profissão, já alguns não fazem a mínima ideia do que querem fazer. 
    Para todos os casos, o processo de autoconhecimento é essencial. É indispensável que o adolescente consiga definir os traços da sua personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais que definirão os caminhos a serem trilhados. Este processo pode ser feito pelo próprio adolescente com auxilio da família e amigos, mas a ajuda profissional pode facilitar a escolha. É nesse sentido que a orientação vocacional ou profissional pode e deve ser feita por psicólogos.
    Os especialistas são unânimes em dizer: a escolha de qual profissão seguir deve ser feita a partir do processo de autorreflexão. O primeiro passo é conhecer a si mesmo. Saber quais são os pontos fortes e fracos, as habilidades, quais são as pretensões e os desejos para o futuro. Em seguida procurar saber quais são as áreas que mais despertam a atenção ou com as quais se tem mais facilidade. Mesmo os estudantes que já definiram qual profissão seguir devem passar por um processo de triagem, pois é muito comum o abandono de cursos no início da graduação.
    O serviço de Orientação Vocacional objetiva orientar o jovem diante de suas aptidões e características de sua personalidade a decidir pelo curso/profissão que irá levar para o resto de sua vida. Através de instrumentos técnicos e técnicas inovadoras é possível estimular a autorreflexão e a busca pelo autoconhecimento e assim ajudar o jovem a tomar uma decisão mais consistente diante de sua escolha.

    Como participar do P.A.P.E.?
    Para participar do Programa de Atendimento Psicológico para Estudantes é muito simples, basta você identificar qual das demandas acima é a sua e entrar em contato via e-mail ou telefone e realizar seu cadastro. Um profissional da Fortiori Consultoria em Psicologia, irá entrar em contato com você ou seu responsável, no caso de menores de 18 anos, para marcar uma primeira consulta.
    A partir deste primeiro atendimento, tudo será acertado, valores, número de sessões, instrumentos a serem utilizados, etc. A Fortiori Consultoria em Psicologia, é uma das poucas Consultorias do Pará que possui o maior acervo de testes psicológicos e psicopedagógicos que possam subsidiar os processos de avaliação psicológica com maior clareza, além de possuir um corpo profissional capacitado para o processo de formação de outros profissionais, além das universidades e faculdades.

  • Para mais informações: pape@fortioriconsultoria.com.br